Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico do 25º GAC

Publicado: Terça, 06 Abril 2021 17:14 | Última Atualização: Quinta, 27 Julho 2023 15:19

            Sediado em Bagé-RS, o 25º Grupo de Artilharia de Campanha tem sua origem no 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, o lendário "Boi de Botas", em 1831, na cidade de São Gabriel-RS, comandado diversas vezes por Mallet, patrono da Artilharia. Em 1888, o Império reorganizou o Exército e o "Boi de Botas" ficou desfalcado das 5ª e 6ª Baterias, que se reorganizaram no 4º Regimento de Artilharia de Campanha, com sede em Bagé-RS.

            Em 1893, a Unidade participou da Revolução Federalista, na defesa de Bagé-RS, sob o comando do Coronel Carlos Maria da Silva Teles, resistindo valentemente num cerco de 45 dias contra as tropas revolucionárias, na Praça da Catedral de São Sebastião (igreja onde Mallet se casou), até receber reforço das tropas republicanas. Neste episódio, o Grupo ocupou posição na chácara do senhor Candal, juntamente com seus empregados e capangas, e, por manejarem os canhões como se fossem pistolas, à semelhança da “Artilharia-Revólver” de MALLET, passaram a ser chamados de “Pistoleiros do Candal”.

            Em 1924, seguiu para São Paulo e Alegrete, em serviço de guerra, para conter a revolução que se iniciava em São Paulo. Novamente em 1930 e 1932, a Unidade participou das revoluções, apoiando a primeira e combatendo a segunda. Em 1942, o então 3º Grupo de Artilharia a Cavalo participou da defesa de Rio Grande. Em 1944, 23 militares do Grupo integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), de reconhecida bravura nos campos da Itália.

            Desde 21 de novembro de 1968, o Grupo possui a denominação de 25º Grupo de Artilharia de Campanha. Em 1979, recebeu o batismo histórico de Grupo Leite de Castro, que comandou, na Campanha da Tríplice Aliança, a 6ª Bateria do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, subunidade formadora da nossa OM.

            Ao longo da história da OM, mesmo com várias denominações, organizações e dotada de diversos materiais de Artilharia, a coragem e determinação dos militares foi mantida, como daqueles que pertenciam ao bravo e preciso "Boi de Botas".

               Histórico completo do 25° GAC, atualizado em 2022. Clique aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página